Como o marketing pode salvar o seu 2016. Em 4 passos

Dia desses chuvoso, fui procurar minha lista de metas pra 2015, achando que aquele pedacinho de papel maltrapilho teria se perdido em algum lugar no trajeto Barcelona>SP>BH<SP>MVD<SP>MIA>Boston mas eis que, ao contrário do diploma do mestrado, aquele safado chegou inteirinho até aqui, e táva ali se esbaldando na minha gaveta de papéis, esfregando na minha cara aquela listinha auspiciosa de metas pro novo ano.

Bora revisar essa lista.

Então, foi muito bom não. Das duas uma: ou sou muito incompetente pra cumprir metas – o que eu acho que não é o caso, porque tô super cumprindo o objetivo de assistir 14 episódios de Mad Men em 4 dias – OU, pega o insight!, eu tô precisando é mudar minha maneira de ES-TA-BE-LE-CER metas. Rá!

“Um mês sem álcool no ano”!??! Sem cabimento. Então tô aqui pensando comigo, “Preciso estabelecer metas mais efetivas pra minha vida. Como posso fazer isso?”.

E, insight de novo! – é muito tempo livre – bora estabelecer metas pessoais do ano como se estabeleceria um plano de marketing!

MEO DEOS!

Então eu fiz isso e queria dividir com vocês, porque afinal a gente aprende técnicas e matrizes e ferramentas tão compleeeexas (LOL) na faculdade pra que? Só pra vender xampu? Vamos ampliar a utilidade disso tudo é hoje!
Se você achar uma boa, tenta esquematizar suas metas desse jeito. E olha como você já vai matar de cara a meta de “fazer um curso online de marketing pra impressionar meu chefe babaca na reunião da segunda de manhã”. De nada.
BORA LÁ:

PASSO 1: ANÁLISE DOS 4Ps + BRAINSTORMING

No marketing, a análise dos 4Ps é o ponto de partida da estratégia, vale pra analisar os aspectos mais importantes de uma marca e da concorrência: Produto, Praça, Preço & Promoção (“Praça”!? É, acostuma que essas ferramentas de marketing sempre forçam no nome dos conceitos pra ficar uma sigla bacana. O que eu posso dizer? É marketing).

Pro caso das metas eu estabeleci os 4Ps dos aspectos mais importantes da vida: Produtividade (trabalho/estudo), Pessoas, Prazer, Pessoal (aquelas metas mais amplas, que entram na sua lista de ano novo desde 2006) e fiz umbrainstorming de metas pra cada um, tipo associação livre, fui jogando as ideias mesmo sem filtro pra cada um dos Ps.
Ah, eu acrescentei um P que é pra “Pára de fazer isso. Agora”. Fraga só:

4ps

Boa! Vamos partir dessas metas pra seguir com as análises:

 

PASSO 2: MATRIZ BCG

Então, essas matrizinha porreta normalmente é usada pra analisar o tamanho e a evolução dos mercados nos quais uma empresa atua e qualé a posição de cada uma das suas marca em cada um desses mercados. Basicamente, te ajuda a definir prioridades de investimento.
Daí aqui eu peguei o mesmo princípio mas mudando um tiquim, botando os seguintes critérios: no eixo Y as coisas importantes (tipo, “tem que fazer”) e no X, as coisas legais (“quero muito fazer”). Daí é ir avaliando e colocando as metas lá de cima na matriz. (Sim Camila, poupar dinheiro É mais importante que zerar o Netflix).

Tipo:

bcg

Daí já da pra ver que tem que focar mais nas metas do quadrinho lá de cima (coisas importantes e legais) e parar de fazer de uma vez por todas essas coisas que não são nem importantes pra nossa vida nem são legais de fazer mas que a gente insiste em fazer eu sei lá por que.

 

PASSO 3: ANÁLISE SWOT

Num plano de Marketing, aqui você analisaria as fortalezas e fraquezas específicas da sua marca e as oportunidades e ameaças gerais do mercado. Pega meta por meta do que voce definiu lá em cima, começando pelas prioritárias e vai botando nesse ixquema. Isso vai te ajudar depois a montar um plano de ação bacana, antecipando as dificuldades e o que pode te ajudar a cumpri-las.

swot

Güenta comigo, tamo quase lá!

 

PASSO 4: OBJETIVOS SMART

O pulo do gato! Agora você vai pegar cada meta princípio, já priorizada na matriz e devidamente analisada em todo seu potencial e dificuldade e transformar tudo em metas SMART!

YEAHHH!!

Você quer mudar de emprego agora e vir pro mundo do marketing? Eu sei. Vem pra Boston não, que tá complicado. Mas olha só como se faz: a ideia é garantir que cada meta seja:

Specific, Meaningful, Action Oriented, Realistic, Timely. (não falei? Forçando os nomes dos conceitos de novo. Mas a sigla fica bacana).

smart

 

DONE!

Ahhh muleque! Eu fiz essa análise pra cada meta e depois coloquei tudo num excel, considerando todas minhas tarefas do dia e minhas horas livres e falo pra vocês que tá tudo mais claro, vai rolar post em dezembro de 2016 colhendo os louros do meu mega planejamento do ano!!! Metas alcançadas!! Glória, fama e fortuna!! Ra ra ra!!

Reenvio esse post pra Dilma?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s