Check list de compatibilidade com a vida americana

Os Estados Unidos são um país incrível, maravilhoso, diverso, foda e tudo mais. Mas também é um lugarzinho, digamos, muito polarizante. Têm algumas características do dia a dia nos Estados Unidos, do americano e da cultura daqui em geral que se tornam muito marcantes na sua vida quando você mora aqui.

Com certeza cada país tem a sua maneira de ser, seus costumes e tal, mas têm algumas coisas nos Estados Unidos que são tão, mas tão presentes, que você tem que considerar se estiver pensando em mudar pra cá.

Porque uma vez que você já estiver aqui, vai ser difícil tentar se esquivar dessas coisas. Não são coisas ruins. São coisas. Então assim, é bom saber já, por que daí você já se prepara e já sabe o que esperar.

Então aí vai, um checklist pra você verificar a sua compatibilidade com a awesome! american life.

  1. TV: Com certeza, número 1 da lista. É um aparelhinho do tinhoso que vai cruzar seu caminho uma média de 17 vezes por dia. E como, você me pergunta, se eu não passar por 17 lugares diferentes num dia? Ahá! Aí é que tá. Num ambiente normal de boteco/restaurante/banco/supermercado você vai encontrar umas 8 TVs ligadas ao mesmo tempo. Papel de parede pra quê quando se pode pendurar uma tela plana?
  1. Boné: Não tem que gostar de usar boné. Se gostar, ótimo e aliás um plus pra fazer amigos e se passar como local neste país. Mas na verdade você só tem que estar ok com o uso alheio de bonés. À noite, povo de boné. Restaurante, galera de boné. Cinema! Geral de boné. É uma coisa que você pode imaginar que não vai te afetar em nada e nem deveria estar sendo listado aqui. Mas quando a quantidade de bonés no seu campo visual eé tão fora da normalidade, aquilo tem que ser digerido por você de alguma maneira. E se você odiar boné, é complicado.
  1. Sociabilidade extrema de pessoas alheias: Se você se incomoda em ter pessoas puxando papo com você ou interagindo na sua conversa de bar com um amigo, melhor vai pro Canadá (nem sei como é no Canadá, tô chutando que é menos ultra-sociável que os Estados Unidos, por mera probabilidade). Aqui, se prepara pra ouvir alguns comentários aleatórios – sempre simpáticos, por sinal – de pessoas igualmente aleatórias na rua.
  1. Carro: Boston eu acho que é das poucas cidades que dá pra se locomover ou de carro ou caminhando e dá pra se virar bem. Mas saiu do perímetro urbano, meu amigo, você vai estar dentro de um carro, necessariamente.
  1. Leve 16 pague 12: A não ser que você tenha uma ressalva aguda em relação a compra em “bulk”, ou em outras palavras, compra tamanho família/ leite no galão/ latas de atum na dúzia, você vai se apaixonar por este conceito. Você vai cultivar uma dispensa invejável E aprender pelo menos umas 24 maneiras diferentes de comer atum enlatado.
  1. Ar condicionado no talo: Eu li uma matéria aqui outro dia sobre a questão do ar condicionado – sempre no talo absoluto em supermercados, restaurantes e hotéis. Segundo a matéria, quando mais “fancy” o lugar, teoricamente mais frio o ar condicionado no verão. Mito. tenho que ir pro supermercado fubá coreano da esquina de polainas em pleno agosto. Se prepara pra choques térmicos importantes.
  1. Kim Kardashian: É tipo a Giovanna Antonelli dos EUA. Prepare-se para vê-la na grande maioria das capas de revista na fila do supermercado e nas (lembrando – múltiplas) TVs espalhadas por cada canto da cidade, enquanto não estiver rolando baseball.
  1. Discussão eleitoral: Tema constante, já que quando um presidente se elege já é hora de começar a campanha (e a correspondente cobertura midiática) das próximas eleições.
  1. Copo de café de 1litro: notem que eu não quero dizer: gostar de tomar litros de café. A relevância não está na bebida em si, meu caro, MAS no fato de ter sempre, invariavelmente, um copo descartável de um litro de café na mão. Não precisa estar cheio de café. Pensa como se fosse mais um item pessoal, praticamente uma vestimenta, como uma bolsa ou um relógio legal. Para fit in logo no começo aconselho já descer do avião carregando um copo descartável do Starbucks do aeroporto de Guarulhos. E, porque não, bota também um boné.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s