A safadeza da data invertida

Tem coisas grandes que mudam na sua vida quando você muda de país. Coisas relevantes mesmo às quais você tem que se adaptar por mais diferentes que elas sejam do seu estilo de vida anterior. Você escolheu mudar, você se adapta.

Por exemplo, eu tenho que me adaptar à maneira de transporte nos Estados Unidos, que é muito diferente da Espanha – aqui o transporte público é muito mais limitado. Principalmente se você quer sair da cidade, não dá com transporte público.

Ou dá, mas demora umas 3 horas, 2 metrôs e 4 ônibus pra chegar num lugar onde você chegaria em 20min de carro. Outro esquema. E isso influencia muito o dia a dia.

Outra coisa: o preço das coisas. A vida nos Estados Unidos (ou Boston, no caso) é muito, mas muito mais cara do que em Barcelona. Em números absolutos, que é como eu tenho que analisar os preços já que eu ainda não tenho um salário gringo, tudo é 3 vezes mais caro. Mesmo. 3 vezes, pá, assim, tudo. E isso também, grande impacto na vida.

Isso tudo eu táva meio que esperando já, são coisas pras quais eu já tinha me preparado – ok, talvez mais emocionalmente do que financeiramente.

Mas tem umas coisinhas, uns detalhes da vida que te pegam de surpresa, porque são detalhezinhos pequenos, mas que vão gerando pouco a pouco uma ligeira e constante irritação no dia a dia.

No caso dos Estados Unidos pra mim é como todo o sistema de medida de tudo é diferente. Você tem: fahrenheit no lugar de celsius, pés no lugar de metros, ounces no lugar de alguma coisa que eu ainda nem entendi o que é, pounds no lugar de quilos, uma escala totalmente nada a ver com o resto do mundo pra sapatos e roupas e uma medida diferente pra quantidade de café. Pra quem estiver vindo pros EUA, fica aqui a informação de que a tradução de “small coffee” em bom português é: “tamanho garrafa térmica familiar”.

Mas o que mais me irrita, de tudo isso: a tal da data invertida.

Por quê? Por quê inverter um padrão tão estabelecido no mundo inteiro pra uma coisa que é usada no dia a dia de todas as pessoas? Isso já é querer gerar confusão, é querer ver o circo pegar fogo, ver a cobra fumar.

Eu imagino o tanto de erro que já deve ter acontecido por essa mania de inverter a data. Porque quando você fala de algum sistema de medida mais formal, normalmente você coloca a escala que você tá utilizando. Então não tem tanta confusão. Tipo “6 feet tall”. Ahh tá, não é metro, é pés. Ok, entendi.

Mas na data não rola essa marcação, e é super confundível. Tipo você vai fazer um negócio com um brasileiro, tá falando por e-mail e diz que a mercadoria x vai chegar no porto, sei lá, dia 08-07-15. O brasileiro tá achando que vai chegar dia oito de julho. Mas não, você, americano, tá falando que vai chegar dia sete de agosto.

Pega a treta que vai dar. Por quê?

E parece uma coisa simples de se adaptar, mas você já tá tão acostumado a pensar de um jeito, já tem aquele sulco feito no cérebro, aquele caminho mental, que te faz pensar dessa maneira tão logica que é dia > mês > ano (tipo do mais pequeninho ao maior. A lógica em sua plenitude) que requer um esforço tão tremendo forçar a cabeça a pensar mês > dia > ano. Valor médio, volto pro pequeno e vou pro grande. Confuso demais. Tipo escovar o dente com a mão esquerda, faz isso não.

Então é isso, só queria desabafar, porque diariamente eu fico me culpando por não conseguir me adaptar a essa história de mês>dia>ano, mas eu percebi que não é minha culpa. É esse povo que fica inventando inverter as coisas pra complicar a vida alheia, zoar os negócios internacionais e fazer você chegar 2 meses mais tarde pra sessão de jet-bronze que tinha marcado. Me diz pra quê isso?

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s